BLOG – Clínica da Atividade Docente
por Anselmo Lima
O objetivo geral deste Blog é mostrar, numa sequência de vários posts, como promover simultaneamente a formação continuada e a saúde do professor em instituições de ensino. Três são seus objetivos específicos: 1) relacionar questões de formação continuada com questões de saúde docente; 2) apresentar e discutir um programa de formação continuada do professor que, além de garantir o desenvolvimento da prática de ensino, promove e preserva ao mesmo tempo a saúde do educador no trabalho; e 3) descrever e analisar um exemplo bem-sucedido de implementação desse programa em uma instituição pública federal de ensino.
O foco central do Blog recai sobre a prática docente concreta em sala de aula. Há três razões para isso: 1) é principalmente na sala de aula que o docente encontra e interage com os alunos na realização do trabalho de ensino-aprendizagem; 2) é na sala de aula que o professor passa a maior parte de seu tempo de trabalho, dela decorrendo todas as demais atividades docentes; e 3) apesar de sua centralidade no exercício da profissão docente, é surpreendentemente a prática concreta de sala de aula o aspecto mais negligenciado da formação do professor, seja ela inicial ou continuada.
De um lado, no que diz respeito ao exercício da profissão, é incontornável a necessidade de continuação da formação do professor após sua passagem por universidades, faculdades e outras instituições de formação inicial. De outro lado, numa época em que tanto se ouve falar de professores que se afastam do trabalho por conta – por exemplo – de estresse ou do chamado “burnout”, é também premente a necessidade de promover e cuidar da saúde do professor no trabalho. Nesse sentido, a proposta teórica e prática deste Blog é que se façam as duas coisas ao mesmo tempo, uma vez que – como será demonstrado e discutido na sequência dos posts – uma adequada formação continuada do professor deve promover (e de fato promove!) também sua saúde.
Este blog já começa vitorioso e destinado ao sucesso pela competência e seriedade de seu idealizador. Tenho certeza de que vem muita coisa boa pela frente, e eu não quero perder a oportunidade de estar junto! Sou da geração que acompanhou o ressignificado da palavra “compartilhar”. Por esta razão, considero os espaços para compartilhar informações de grande relevância para nossa formação e para vida. O conhecimento é infinito! Parabéns pela iniciativa, Anselmo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado, João! Fico muito feliz e honrado com suas palavras. É ótimo saber que estaremos juntos nesse esforço de ajudar os professores por meio da promoção de uma formação continuada diferenciada, que promova a saúde docente no trabalho.
CurtirCurtir
É compartilhando textos como os que estão neste blog, que ajudaremos a outros profissionais a terem conhecimento sobre a saúde do docente.
CurtirCurtir
Parabéns pela iniciativa e todo o meu apoio.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado, Joaquim! Agradeço por sua visita.
CurtirCurtir
Olá, professor Anselmo, que saudade das nossas aulas no mestrado!! Parabenizo-te pela iniciativa deste blog. Identifiquei a minha prática de formação continuada na semana pedagógica em várias passagens da tua escrita. Neste viés, temos uma realidade que não é adequada e sabemos disso. Acredito que o passo seguinte é realizar ações para transformar essa situação. Vamos conversando sobre esse assunto tão pertinente na educação e já quero me declarar como sua fã!! Abraços.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi, Silvana! Fico feliz em saber que você se identificou com a proposta e que ela faz sentido para você. A realidade que começo a descrever e discutir publicamente neste Blog é de fato inadequada. É muito importante que nós a documentemos um pouco neste espaço por meio de testemunhos de professoras como você. Passada essa fase inicial, vou apresentar na sequência uma concepção diferenciada de trabalho do professor, uma proposta original de ações de transformação e um exemplo bem-sucedido de implementação dessa proposta em uma instituição pública de ensino. Continue acompanhando os posts! Obrigado pelo comentário! Obrigado pelo carinho!
CurtirCurtir
Anselmo, um novo canal para continuar a acompanhar o trabalho brilhante que você vem desenvolvendo desde o Mestrado.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Cecília, muito obrigado! Seu apoio tem sido fundamental desde o princípio! Você faz parte desta iniciativa.
CurtirCurtir
Parabéns, professor Anselmo, pela dedicação e por ter criado o blog, que com certeza vai nos ajudar muito.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado, Adriana! Seu apoio é muito importante! Agradeço pela visita e convido você a acompanhar a sequência dos posts.
CurtirCurtir
É uma grande iniciativa começar a compartilhar conhecimentos em um blog. Nos dias atuais precisamos nos adaptar às tecnologias e inserir através dela nossos conhecimentos. Gostaria de saber mais sobre o que é o “burnout”.
CurtirCurtir
Obrigado, Alexia! Você pode entender “burnout” como “esgotamento”. Abraço!
CurtirCurtir
Adorei essa iniciativa do blog! Muito interessante! Sou estudante de Educação Física e muito me interessei.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Prezado Robervaldo, muito obrigado pelo seu comentário! Convido você a se inscrever para seguir o Blog. Será um prazer tê-lo como leitor assíduo! Um grande abraço!
CurtirCurtir
Parabéns, Anselmo! Importante contribuição para formadores e alunos-professores em formação.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigado, Elvira! Seu apoio constante tem sido fundamental para essa contribuição se efetivar. Um grande abraço!
CurtirCurtir
Parabéns professor Anselmo!
É de admirar profissionais que nos dias de hoje se empenham em dar a atenção necessária à prática do professor e, principalmente, para a sua saúde. Afinal, a saúde do professor afeta totalmente o bom desenvolvimento
da prática, o que também pode prejudicar o desempenho dos alunos.
Ansiosa para as próximas reflexões e aprendizados do curso.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Concordo, Mayara, a saúde do professor afeta muito o desenvolvimento de sua prática e, por conta disso, essa discussão é bastante atual e necessária.
CurtirCurtir
Verdade, meninas!
A disposição e inspiração para atuar na sala de aula está diretamente relacionada com a saúde do profissional!
CurtirCurtir
Olá, uma bela iniciativa falar sobre a saúde dos professores, pois acredito que é um assunto muito pouco estudado e muito importante.
CurtirCurtir
Professor, expresso minha gratidão pelo material de estudo disponibilizado neste espaço e dou todo apoio para que este projeto alcance cada vez mais professores.
A sala de aula é, de fato, onde ocorre a concretização da nossa atividade docente e esse espaço precisa ser bem assistido. Se temos boa orientação para lidar com o cotidiano da sala de aula, a aula fica mais saudável e isso compreende, por consequência, a saúde do professor.
CurtirCurtir
Concordo, Fran. É essencial levarmos em conta a saúde do professor quando tratamos da docência, pois é um aspecto que pode melhorar ou piorar todo o desempenho do profissional de um modo geral.
CurtirCurtir
Parabéns pela iniciativa, professor.
Entendo que a formação continuada é essencial para melhorar a prática do profissional docente e que, quando ela se junta às discussões sobre a saúde do professor, se torna uma fórmula de sucesso. Diante de tanta sobrecarga que está presente na vida do docente, buscar entender como se dá o seu esgotamento no contexto de trabalho é essencial.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Concordo, Barbara. E podemos notar que um dos vários fatores que agravam a sobrecarga do trabalho docente são as tais formações continuadas, aprofundadas pelo professor Anselmo nas próximas postagens do blog.
CurtirCurtir
Parabéns pela iniciativa, professor Anselmo! É de suma importância mantermos o zelo pelos educadores em todos os momentos de suas carreiras. Concordo que a constante aplicação nos estudos através da formação continuada também pode dialogar com a saúde do profissional, pois tal como é necessário nos atualizarmos intelectualmente para continuar desempenhando um trabalho de qualidade, também é preciso monitorar o emocional e o físico ao lidar com uma função tão vital quanto a docência.
CurtirCurtir
Com certeza, é difícil lidar com todas as diversidades de situações em uma sala de aula. O trabalho do professor precisa ser preservado mentalmente, e é muito bom ver essa iniciativa. Acredito que isso também acrescente na prática docente, pois quando se zela a integridade da atividade do professor, seu desempenho consequentemente deve aumentar.
CurtirCurtir
Parabéns pela ótima iniciativa, professor Anselmo! Acredito que o projeto tenha muito potencial para atingir vários educadores que estejam em busca de aprimorar suas práticas docentes, bem como sua saúde mental.
CurtirCurtir
Primeiramente parabéns pela iniciativa do blog professor Anselmo, creio que seja de grande valia a discussão de assuntos relacionados a formação continuada visando melhorar a saúde mental e física dos professores, além de possibilitar reflexões mais aprofundadas sobre o que é ser professor na atualidade, espero que esse blog cresça e a cada dia mais professores tenham acesso a esse conteúdo.
CurtirCurtir
Professor, parabéns pela sua iniciativa em querer compartilhar com os internautas seus estudos e considerações acerca da Clinica Docente. Tenho certeza que muitas pessoas irão se beneficiar e inclusive nós (seus alunos) teremos uma nova visão sobre o bem-estar, tanto físico como mental em sala de aula. Espero que esse projeto possa atingir o máximo de pessoas possíveis e que assim como nós estamos tendo esse privilégio de conhecer algo a mais (para benefício da educação e de nossa sanidade) outras pessoas também o tenham.
CurtirCurtir
Acredito que essa inciativa servirá tanto para que possamos olhar para nós como profissionais que somos, indo além do estereótipo social imposto, onde nos limitam a sermos “pessoas que possuem o dom de lecionar”, desconsiderando o profissionalismo em nossa prática, quanto para nos proporcionar uma prática reflexiva a respeito de como nós cuidamos da nossa saúde mental e o que podemos fazer para otimizar esse processo.
CurtirCurtir
Primeiramente, gostaria de parabenizá-lo, professor, pela grande iniciativa. A saúde mental dos professores necessita de um cuidado especial e, infelizmente, nosso âmbito profissional não trata essa necessidade como prioridade. A síndrome de esgotamento profissional, ou burnout, foi considerada uma doença pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A entrada oficial desta síndrome para a lista de Classificação Internacional de Doenças (CID) nos atesta o grande impacto de uma gestão mal preparada na vida de um profissional.
CurtirCurtir
Ter a chance de ainda na graduação poder pensar no cuidado com a prática docente que virá depois é um privilégio!
É com gratidão que reconhecemos quão importante é ter pessoas que já abriram parte do caminho para nossa reflexão no assunto.
CurtirCurtir
É muito importante que nós como futuros professores saiamos da graduação tendo conhecimento acerca de uma proposta inovadora, como é a clínica, regida não apenas pela prática mas também pela teoria. Assim como você, Rebacca, eu também me sinto grata por alguém ter deixado essa bagagem de conhecimento para nós.
CurtirCurtir