BLOG – Lançamento!

por Anselmo Lima

blog formação continuada saúde professor anselmo lima 2

O objetivo geral deste Blog é mostrar, numa sequência de vários posts, como promover simultaneamente a formação continuada e a saúde do professor em instituições de ensino. Três são seus objetivos específicos: 1) relacionar questões de formação continuada com questões de saúde docente; 2) apresentar e discutir um programa de formação continuada do professor que, além de garantir o desenvolvimento da prática de ensino, promove e preserva ao mesmo tempo a saúde do educador no trabalho; e 3) descrever e analisar um exemplo bem-sucedido de implementação desse programa em uma instituição pública federal de ensino.

O foco central do Blog recai sobre a prática docente concreta em sala de aula. Há três razões para isso: 1) é principalmente na sala de aula que o docente encontra e interage com os alunos na realização do trabalho de ensino-aprendizagem; 2) é na sala de aula que o professor passa a maior parte de seu tempo de trabalho, dela decorrendo todas as demais atividades docentes; e 3) apesar de sua centralidade no exercício da profissão docente, é surpreendentemente a prática concreta de sala de aula o aspecto mais negligenciado da formação do professor, seja ela inicial ou continuada.

De um lado, no que diz respeito ao exercício da profissão, é incontornável a necessidade de continuação da formação do professor após sua passagem por universidades, faculdades e outras instituições de formação inicial. De outro lado, numa época em que tanto se ouve falar de professores que se afastam do trabalho por conta – por exemplo – de estresse ou do chamado “burnout”, é também premente a necessidade de promover e cuidar da saúde do professor no trabalho. Nesse sentido, a proposta teórica e prática deste Blog é que se façam as duas coisas ao mesmo tempo, uma vez que – como será demonstrado e discutido na sequência dos posts – uma adequada formação continuada do professor deve promover (e de fato promove!) também sua saúde.