Filmar aulas para proporcionar ao professor oportunidades de transformar sua prática
por Anselmo Lima
Ao enfrentar o trabalho concreto de sala de aula com o coletivo de professores no âmbito de uma Clínica da Atividade Docente, a inovação não é a filmagem de aulas em si e por si, mas o que se faz com ela e por meio dela antes, durante e depois de sua realização. Isto é, a inovação não é filmar o professor para investigar sua prática e condená-lo por ela. Isso infelizmente já se faz, mesmo sem a filmagem, pelos especialistas externos e está mais do que provado que não funciona! A inovação é filmar o professor para lhe proporcionar a oportunidade de transformar sua prática atual por meio da antiga, como especialista que é naquilo que faz. Paulo Freire, afinal, não errou ao escrever em sua “Pedagogia da Autonomia” que é preciso que o professor “siga pensando criticamente a prática de hoje ou de ontem” para “melhorar a próxima prática”.
Assim, no que diz respeito à operacionalização da filmagem, recomendo que a câmera seja posicionada sobre um tripé ao fundo da sala de aula, à direita ou à esquerda, de modo a registrar os alunos de costas (e lateralmente) e gravar o professor de frente, em sua possível movimentação por toda a sala na interação com os alunos. Outros posicionamentos da câmera são evidentemente possíveis, mas o posicionamento que aqui recomendo é o que, em minha experiência, tem se revelado o mais produtivo no sentido de apreender tanto quanto possível a “totalidade” da atividade de ensino-aprendizagem que se faz em sala de aula, ao mesmo tempo em que preserva a identidade dos alunos.
Professor, o que acha dessa proposta de filmagem de aulas? Ela é central no emprego do método clínico da Autoconfrontação Simples e Cruzada. Leia os posts anteriores para saber mais e continue acompanhando o Blog! Os primeiros posts fizeram a introdução ao problema da formação continuada e da saúde do professor nas escolas. Os posts seguintes discutiram uma fundamentação teórica e os posts atuais estão apresentando a Clínica da Atividade Docente como proposta prática de resolução do problema. No futuro, os posts apresentarão e discutirão um exemplo bem-sucedido de implementação dessa proposta em uma instituição pública de ensino.
Olá Prof. Anselmo!
Somos colegas de campus, porém atuo na área de Ensino de Física. De modo geral, gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho com esse blog. Eventualmente, na medida do possível acompanho algumas postagens. Essa, particularmente, fez-me lembrar de um trabalho da prof.ª Anna Mª Carvalho, pesquisadora na área de Ensino de Física, especialmente, formação de professores, em que ela e colegas realizaram um trabalho que envolvia gravações dos professores em sala de aula. É muito interessante o descortinamento dos próprios professores, ao perceberem que algumas de suas ações em sala de aula eram contrárias ao embasamento teórico que eles defendiam.
No mais, sucesso com o blog!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Prezada Professora Keli, muito obrigado pelo comentário! Fico feliz em saber que você costuma acompanhar algumas das postagens! A filmagem de aulas com o objetivo de proporcionar ações diferenciadas de formação docente continuada é realmente um excelente recurso. É apenas necessário, na abordagem do filme com os professores, que se tenha o cuidado de não dialogar com eles de cima para baixo, isto é, de não se colocar como especialista numa atividade que é deles e somente deles. Eles, como especialistas no que fazem, são os únicos que podem analisar esses filmes com maior legitimidade. Obrigado pela referência que você me encaminhou! Gostei muito mesmo de tomar conhecimento do trabalho da Professora Anna Maria! Assim que possível, vamos conversar um pouco pessoalmente em nossa UTFPR! Um grande abraço!
CurtirCurtir
A filmagem realizada de tal forma pode ser um dispositivo muito interessante para que o professor reflita e recrie sua prática, ainda mais quando aliada ao diálogo com o coletivo de trabalho do ambiente educacional, que é o que acontece na autoconfrontação cruzada. A presença de outro professor que observa a filmagem abre espaço para que juntos reflitam sobre as práticas observadas nas filmagens. Assim, acho que todos os passos descritos até agora são necessários para o sucesso da Clínica, a filmagem por si só não teria o mesmo impacto sobre o trabalho docente.
CurtirCurtir
Exatamente, Mayara! Concordo quando coloca que o sucesso da Clínica é promissor quando unido aos passos até agora apresentados e descritos. Cabe dizer que todos os posts do blog, bem como os passos para a realização da Clínica apresentam embasamento teórico indispensável.
CurtirCurtir
A proposta da filmagem, quando aliada aos demais passos para realização da Clínica é muito importante, pois possibilita a reflexão do professor sobre sua própria prática, o que faz com que esse se observe criticamente de modo a pensar em como melhorar sua repetição e recriação.
CurtirCurtir
Certamente essa reflexão irá gerar mudanças e penso que essas mudanças significam evoluções, melhorias, crescimento para a educação.
CurtirCurtir
Acho interessante como tudo está interligado na Clínica, mais interessante ainda é como os professores devem confiar um no outro para que não haja desavenças durante a confrontação cruzada, por isso é importante que se crie um vínculo de companheirismo entre os professores de uma mesma instituição.
Em relação a prática de filmar as aulas acredito ser muito importante, afinal, é se observando que o sujeito consegue verificar no que está errando e então poder melhorar suas futuras atividades.
CurtirCurtir
Exatamente, Camila! Concordo contigo também! Na Clínica tudo está interligado e a filmagem (junto com as seções de autoconfrontação) é central nesse processo de auxílio aos professores.
CurtirCurtir
Sim, Camila. Também vejo isso como um fator positivo das propostas da Clínica. Ao enxergarmos como todos os componentes da atividade educacional precisam colaborar em prol da saúde do professor, percebemos o quanto a docência é complexa e necessita de propostas bem elaboradas e coerentes.
CurtirCurtir
Professor, concordo plenamente contigo! É necessário que ao final de toda a aula reflitamos sobre o que erramos e o que acertamos. Afinal, só assim conseguiremos melhorar nossas práticas. Antes da clínica ficava a pensar “como é possível que essa reflexão seja realmente proveitosa?” e não achava uma resposta. Agora, sei que a resposta é filmar aulas e promover seções de autoconfrontação
CurtirCurtir
Posso dizer que sinto o mesmo que você em relação a Clínica da Atividade Docente, Dener. Mas é preciso que o professor tenha uma mente aberta para que se permita olhar para si mesmo e para sua prática com uma postura crítica.
CurtirCurtir
Acredito que um dos aspectos que mais me surpreendeu positivamente nas propostas da Clínica é a preocupação com a constante atualização e desenvolvimento da prática educacional por parte do professor. Ao meu ver, isso atua como uma fonte de novos fôlegos, em que o docente pode recriar seus métodos e se manter constantemente atento sobre como os obstáculos encontrados podem ser contornados.
CurtirCurtir
Exatamente isso, Emanuel! Clínica surge para resgatar no docente o amor pela profissão. Isso, além de poético, é social.
CurtirCurtir
Vejo a importância das ações reflexivas após cada aula para nossa construção profissional. Por vezes, sabemos dessa necessidade em analisar o processo após a execução, mas não conseguimos estruturar estrategicamente ações para que os mesmos empecilhos não se repitam. A Clínica vem para clarear e auxiliar o indivíduo a organizar os processos de modo funcional. Isso reflete na saúde ocupacional do docente diretamente. Vemos claramente uma esperança resgatada.
CurtirCurtir
A filmagem é algo muito interessante para que o professor recrie sua prática, ainda mais se tiver diálogo com o coletivo do trabalho.
CurtirCurtir
Exatamente, muito interessante, faz com que o professor repense na sua prática e depois ainda possa auxiliar outros professores a partir dessa reflexão.
CurtirCurtir
A filmagem como já citado é fundamental nesse momento da clínica, pois a mesma faz com que o professor realmente enxergue a sua prática, como os alunos a veem.
CurtirCurtir