Videodocumentários: a formação continuada e a saúde do professor em cena
por Anselmo Lima
Depois de analisar e problematizar trechos de aulas em sessões de Autoconfrontação Simples e Cruzada, o nono passo na implementação de uma Clínica da Atividade Docente nas escolas é produzir videodocumentários sobre todo o processo, empregando para isso as gravações audiovisuais realizadas. Para cada dupla de professores devem ser produzidos dois videodocumentários, um para cada professor da dupla.
Cada videodocumentário terá idealmente quinze minutos de duração e conterá: 1) uma abertura, na qual se apresentam informações básicas relativas ao trabalho realizado, tais como nome da escola, nome da disciplina, nome do professor, ano ou série dos alunos, período (matutino, vespertino ou noturno), etc.; 2) o trecho de aula indicado pelo professor; 3) uma amostra da descrição/explicação apresentada pelo professor a respeito de seu trecho de aula na sessão de Autoconfrontação Simples; 4) uma amostra da descrição/explicação apresentada pelo colega do professor a respeito desse mesmo trecho de aula na sessão de Autoconfrontação Cruzada; 5) uma amostra da réplica do professor à descrição/explicação de seu colega na mesma sessão de Autoconfrontação Cruzada; 6) uma amostra da tréplica do colega do professor; 7) amostras das necessárias mediações do diálogo por parte do Coordenador Pedagógico, atuando como Clínico-Formador ou Formador-Clínico; 8) agradecimentos e créditos.
A produção dos videodocumentários serve para registrar audiovisualmente uma síntese dos trabalhos e das discussões acerca da formação e da saúde do professor, com o objetivo de levá-la ao conhecimento de todos os docentes do coletivo, o que é feito na ocasião de reuniões pedagógicas especialmente agendadas para essa finalidade. Nesses momentos, ocorre a ampliação dos trabalhos e das discussões: cada professor pode se reconhecer e ser reconhecido na atividade de seus colegas, o que contribui para a busca de soluções coletivas para problemas que, apesar de coletivos, são desconhecidos como tais. Os videodocumentários podem ser produzidos em editores “caseiros”, tais como Windows MovieMaker e outros.
———————————
Leia os posts anteriores para saber mais e continue acompanhando o Blog. Os primeiros posts fizeram a introdução ao problema da formação continuada e da saúde do professor nas escolas. Os posts seguintes discutiram uma fundamentação teórica e os posts atuais estão apresentando a Clínica da Atividade Docente como proposta prática de resolução do problema. No futuro, os posts apresentarão e discutirão um exemplo bem-sucedido de implementação dessa proposta em uma instituição pública de ensino.
Com certeza o nono passo descrito no post é muito importante pois amplia ainda mais as discussões e o coletivo de professores envolvidos. É possível que, ao assistir os videodocumentários, os professores se sintam mais engajados coletivamente, pois estarão todos juntos discutindo suas práticas. Pode ser uma ferramenta importante para que se crie maior vínculo e confiança entre eles e para incentivar que os outros professores reflitam sobre suas próprias práticas ao observar a de seus colegas.
CurtirCurtir
Concordo, Mayara! Este passo é muito relevante e abre possibilidades de muitas conversas e interações entre os professores.
CurtirCurtir
É isso mesmo, a partir de experiências de outros professores um interesse pode surgir no coletivo e com isso muitas pessoas podem se beneficiar daquilo que a clínica tem a oferecer.
CurtirCurtir
Professor, adorei a proposta dos videodocumentários, essa une todas as teorias que viemos estudando e possibilita a reflexão de maneira coletiva entre os professores. Fico imaginando quantas conversas e reflexões podem ser impulsionadas depois do contato com um breve videodocumentário.
CurtirCurtir
Concordo, Barbara. Os videodocumentários, de forma semelhante a este blog do Professor Anselmo, possibilitam que novas pessoas tomem conhecimento da Clínica e suas contribuições para o contexto educacional atual.
CurtirCurtir
Muito importante essa etapa, como minhas colegas já mencionaram acima, esse 9° passo une todas as teorias que já foi abordada em sala, além disso, é um propulsor de reflexões coletivas, isso porque, a dificuldade de alguém pode ser a mesma que a de muitos professores, com a observação pode-se chegar a uma conclusão de como é a melhor forma para resolver o problema.
CurtirCurtir
Concordo plenamente contigo, Camila! Só é possível resolvermos os problemas da escola a partir da identificação e da reflexão sobre eles de maneira coletiva.
CurtirCurtir
Esses videodocumentários são interessantes, pois ampliam a discussão. Penso que essa ampliação pode se dar não apenas no nível da escola, mas também para outras escolas da rede. Logo, muitos professores podem ser beneficiados pela experiência de dois docentes
CurtirCurtir
Exatamente, porque os problemas observados pelos dois docentes que tiveram as aulas gravadas podem ser problemas que os outros professores do coletivo também possuem e portanto irão se identificar e agir a partir da experiência deles, recriando suas próprias práticas.
CurtirCurtir
Também acredito que essa disseminação dos progressos da Clínica é muito positiva. Dessa forma, podemos perceber como os métodos da Clínica podem se popularizar em diversos ambientes escolares, visto que, com a exposição desses videodocumentários, outros professores e profissionais da área descontentes com a situação atual de seu trabalho podem tomar conhecimento de uma alternativa eficiente e revigorante de formação continuada e contribuições para a saúde do professor.
CurtirCurtir
Concordo contigo, Emanuel! Precisamos usar a nosso favor às mídias sociais; uma forma rápida, fácil, gratuita e eficaz de propagação. Sem falar o número de pessoas que serão alcançadas através dessa iniciativa.
CurtirCurtir
Muito interessante essa proposta de videodocumentários! É uma boa ferramenta, para a observação e reflexão das praticas em sala, assim outros professores podem se beneficiar através dessa ação.
CurtirCurtir
Os videocomentários, além de servirem como um forma de promoção da Clínica, contribuí para que outros profissionais da área conheçam uma prévia dos resultantes e, consequentemente, dos benefícios desse projeto.
CurtirCurtir
Exatamente, e possam refletir sobre a sua própria prática, a partir da prática dos colegas.
CurtirCurtir
Esse momento é muito importante, poque o coletivo agora poderá ter acesso e também refletir sobre as práticas dos professores, e ao mesmo tempo sobre as suas, podendo notar erros e acertos que acontecem na sua prática também.
CurtirCurtir