Videodocumentários: a formação continuada e a saúde do professor em cena

por Anselmo Lima

formação continuada saúde do professor clínica da atividade docente

Depois de analisar e problematizar trechos de aulas em sessões de Autoconfrontação Simples e Cruzada, o nono passo na implementação de uma Clínica da Atividade Docente nas escolas é produzir videodocumentários sobre todo o processo, empregando para isso as gravações audiovisuais realizadas. Para cada dupla de professores devem ser produzidos dois videodocumentários, um para cada professor da dupla.

Cada videodocumentário terá idealmente quinze minutos de duração e conterá: 1) uma abertura, na qual se apresentam informações básicas relativas ao trabalho realizado, tais como nome da escola, nome da disciplina, nome do professor, ano ou série dos alunos, período (matutino, vespertino ou noturno), etc.; 2) o trecho de aula indicado pelo professor; 3) uma amostra da descrição/explicação apresentada pelo professor a respeito de seu trecho de aula na sessão de Autoconfrontação Simples; 4) uma amostra da descrição/explicação apresentada pelo colega do professor a respeito desse mesmo trecho de aula na sessão de Autoconfrontação Cruzada; 5) uma amostra da réplica do professor à descrição/explicação de seu colega na mesma sessão de Autoconfrontação Cruzada; 6) uma amostra da tréplica do colega do professor; 7) amostras das necessárias mediações do diálogo por parte do Coordenador Pedagógico, atuando como Clínico-Formador ou Formador-Clínico; 8) agradecimentos e créditos.

A produção dos videodocumentários serve para registrar audiovisualmente uma síntese dos trabalhos e das discussões acerca da formação e da saúde do professor, com o objetivo de levá-la ao conhecimento de todos os docentes do coletivo, o que é feito na ocasião de reuniões pedagógicas especialmente agendadas para essa finalidade. Nesses momentos, ocorre a ampliação dos trabalhos e das discussões: cada professor pode se reconhecer e ser reconhecido na atividade de seus colegas, o que contribui para a busca de soluções coletivas para problemas que, apesar de coletivos, são desconhecidos como tais. Os videodocumentários podem ser produzidos em editores “caseiros”, tais como Windows MovieMaker e outros.

———————————

Leia os posts anteriores para saber mais e continue acompanhando o Blog. Os primeiros posts fizeram a introdução ao problema da formação continuada e da saúde do professor nas escolas. Os posts seguintes discutiram uma fundamentação teórica e os posts atuais estão apresentando a Clínica da Atividade Docente como proposta prática de resolução do problema. No futuro, os posts apresentarão e discutirão um exemplo bem-sucedido de implementação dessa proposta em uma instituição pública de ensino.