Auxiliar o coletivo de professores na análise e problematização dos videodocumentários
por Anselmo Lima
Ao serem empregados os videodocumentários em reuniões pedagógicas com os docentes, o décimo primeiro passo na implementação de uma Clínica da Atividade Docente nas escolas é auxiliar o coletivo de professores na análise e problematização desses mesmos videodocumentários, de modo que formulem providências didático-pedagógicas a serem tomadas por eles mesmos e/ou pelos gestores educacionais.
Logo na abertura da reunião, é importante que o Coordenador Pedagógico explique aos docentes que o objetivo é que eles mesmos, entre si, por meio de discussões coletivas, façam a análise e tirem conclusões a respeito dos episódios de sala de aula tematizados pelos videodocumentários. Nesse momento, é importante também enfatizar que o foco das discussões não recairá necessariamente sobre este ou aquele conteúdo específico desta ou daquela disciplina, pois o objetivo é que se discutam práticas pedagógicas, e não disciplinas e conteúdos. A ideia é deixar claro para os docentes que se, de um lado, estão separados e isolados em grupos de disciplinas com seus respectivos conteúdos; de outro lado, há algo que poderia e deveria agregá-los e uni-los muito mais: o fato de todos serem professores e de um grande número de dificuldades enfrentadas em sala de aula serem as mesmas para todos, independentemente da disciplina ou conteúdos que ministram.
Se essa for precisamente a abordagem nesse tipo de reunião pedagógica, a apresentação dos videodocumentários aos professores os levará a inevitavelmente se reconhecerem nas dificuldades de seus colegas e a perceberem que têm muito a dizer, compartilhar e discutir sobre elas. Assim, o Coordenador Pedagógico que estiver conduzindo a reunião, sempre respeitando os professores como os verdadeiros especialistas naquilo que fazem, deverá auxiliá-los na identificação e na descrição detalhada de pelo menos um problema ou dificuldade de sala de aula em comum, o qual – como explicarei no próximo passo de implementação da Clínica da Atividade nas escolas – deverá ser registrado em ata oficial de modo resumido, mas completo, incluindo-se as providências didático-pedagógicas a serem tomadas tanto de forma imediata pelos professores, naquilo que estiver prontamente a seu alcance, quanto de forma gradativa (mas efetiva!) pelos gestores educacionais, naquilo que a eles couber.
Leia no Blog os posts anteriores para saber mais! Os primeiros posts fizeram a introdução ao problema da formação continuada e da saúde do professor nas escolas. Os posts seguintes discutiram uma fundamentação teórica e os posts atuais estão apresentando a Clínica da Atividade Docente como proposta prática de resolução do problema. No futuro, os posts apresentarão e discutirão um exemplo bem-sucedido de implementação dessa proposta em uma instituição pública de ensino.
oi prof. Além de se reconhecerem nas dificuldades, podem observar práticas pedagógicas de sucesso e como alguns professores fazem para superar as dificuldades. A formação se dá no coletivo, isso é excelente.
CurtirCurtir
Essa proposta com certeza irá fortalecer o coletivo dos professores pois propicia para que os professores desenvolvam um olhar de empatia para com os seus colegas. Muito se fala de uma educação que que contribua para a formação do aluno enquanto cidadão crítico e consciente do seu papel dentro da sociedade. Nesse sentido, acredito que os esforços em produzir um trabalho coletivo entre professores fará com que eles consigam contribuir ainda mais para a formação dos alunos.
CurtirCurtir
Concordo, Mayara! Essa proposta tende a contribuir para a formação tanto dos professores quanto dos alunos.
CurtirCurtir
Esse seu comentário me fez refletir que a proposta da clínica é tão boa que não beneficiará apenas o professor, mas a comunidade escolar como um todo, tornando o ambiente mais agradável tanto para os professores/coordenadores quanto para os próprios alunos.
CurtirCurtir
Professor, gostei muito do post, principalmente quando você deixa claro que por mais que cada professor esteja separado por áreas e disciplinas, todos têm em comum o fato de serem professores e enfrentarem diariamente as dificuldades em sala de aula. Muitas vezes as diferentes áreas de conhecimento fazem com que os professores esqueçam que estão “no mesmo barco”. Ter isso em mente é muito importante para fortalecer o coletivo de trabalho e também até para pensar em propostas interdisciplinares.
CurtirCurtir
Realmente, Barbara. Não tinha pensando também nesse benefício da Clínica que é promover o diálogo entre as diferentes disciplinas e áreas do conhecimento. Os novos documentos que regem a prática dos professores, como a BNCC, muito falam sobre a aplicação de projetos interdisciplinares e sinto que os professores ainda possuem dificuldades em colocar tal proposta em prática. Isso nos leva a pensar que a Clínica da Atividade Docente traz inúmeras vantagens para a prática docente.
CurtirCurtir
Os professores são o modelo de seus alunos, se há união entre estes certamente os alunos irão se espelhar e então tentar melhorar a maneira como se relacionam com seus colegas. A clínica faz com que as pessoas se observem de igual para igual, não mais de forma competitiva e desumanizadora, muito pelo contrário passam a entender que todos podem crescer/evoluir e se transformar em bons cidadãos, além disso, podem se engajar na sociedade e melhorar tudo o que está em seu entorno.
CurtirCurtir
Exatamente, Camila! A clínica demonstra que só podemos resolver os problemas escolares de maneira conjunta!
CurtirCurtir
É extremamente interessante pensarmos na importância de tentarmos tomar providências acerca dos problemas institucionais. No entanto, é importante destacar que na maioria das vezes apenas registrar os problemas em ata não os resolverá. Nem tudo temos como resolver sem ajuda da rede pública de educação.
CurtirCurtir
Sim, Dener. Há obstáculos enfrentados que necessitam de um aporte das instituições políticas e legislativas. O que nos resta é identificarmos e analisarmos os pontos a serem trabalhados no setor educacional e tentar expor àqueles “de cima”.
CurtirCurtir
Enfatizar que os professores, indiferentemente da disciplina que cada um leciona, enfrenta obstáculos semelhantes aos de outros docentes em sala é um aspecto vital para que se forme um coletivo de trabalho. Além das dificuldades de um poder ser confirmada por outro, um professor de outra disciplina pode contribuir com algum método que ele utiliza em suas aulas e percebe sucesso, compartilhando com colegas de outras disciplinas que podem nunca ter pensado naquela ideia. Para mim, isso quebra barreiras e “panelinhas” que possam existir no ambiente de trabalho docente, na medida que fortalece os vínculos e a cooperação entre cada indivíduo naquele espaço.
CurtirCurtir
Acredito que seja esse o objetivo da Clínica, Emanuel. Exatamente a mesma perspectiva que traçou. As famosas “panelinhas” tendem a ser tóxicas no ambiente profissional e a clínica vem como forte influência para o convívio coletivo.
CurtirCurtir
Ao pormos em ata os aspectos decididos após as análises, estabelecemos uma assertividade de as ações serem feitas, pois haverá uma exigência legal e garante que todas as partes envolvidas estão cientes a respeito do que deve ser feito.
CurtirCurtir
Excelente! Essa proposta vai fortalecer o coletivo dos professores e com isso melhorar a formação dos alunos.
CurtirCurtir
Exatamente uma coisa vai acarretando a outra.
CurtirCurtir
A proposta da clínica é muito boa, o fortalecimento da equipe, pensando sempre em meios para tornar o trabalho mais fácil e prazeroso, partindo do principio do professor como o especialista naquilo que faz.
CurtirCurtir