Levar os resultados da prática da Clínica da Atividade Docente ao conhecimento dos Gestores Educacionais

por Anselmo Lima

clínica da atividade docente gestores educacionais gestor educacional ata

Depois de registrar em ata uma síntese da análise e da problematização dos videodocumentários em reunião pedagógica com os professores, o décimo terceiro passo na implementação de uma Clínica da Atividade Docente nas escolas é levar os resultados alcançados ao conhecimento dos Gestores Educacionais, de modo a viabilizar que se tomem determinadas providências de resolução de certos problemas que dependem de seu apoio político irrestrito.

A postura clássica ou tradicional da maioria dos gestores educacionais é a de especialistas externos: mesmo sem ao menos estarem com os professores no dia a dia, sabem “tudo” do trabalho docente, conhecem “todos” os seus problemas, dispõem de “todas” as soluções e determinam que elas sejam implementadas quase sempre de “cima para baixo”. Entretanto, como já discuti em um post anterior, é completamente diferente a postura de Gestores Educacionais que se preocupam efetiva e verdadeiramente com a promoção tanto da formação continuada quanto da saúde do professor nas escolas, pelo viés de uma Clínica da Atividade Docente.

Esses Gestores Inovadores, ao contrário, 1) procuram, tanto quanto possível, estar com os professores em seu dia a dia; 2) buscam humildemente aprender com eles sobre a docência; 3) preocupam-se em identificar junto com eles os problemas reais do trabalho educativo; e, principalmente, 4) querem saber deles quais seriam as soluções que eles mesmos propõem para resolvê-los, num movimento legítimo que vai de “baixo para cima”.

Gestores Educacionais com esse perfil não terão maiores dificuldades na hora, por exemplo, de liberar ou buscar viabilizar a liberação de verbas para realização de determinadas melhorias nas condições do trabalho educativo tanto da escola quanto, especialmente, de suas salas de aula. Não terão, ainda, maiores dificuldades na hora de apoiar os professores na realização de determinadas mudanças no jeito de ser e de funcionar das próprias escolas e, de modo mais amplo, das secretarias municipais e estaduais, assim como do próprio… Ministério da Educação! É a esses Gestores que se devem levar os resultados registrados em ata após a prática contínua da Clínica da Atividade Docente nas escolas. Aliás, são eles que apoiam a iniciativa desde o princípio.