Clínica da Atividade Docente: resultados parciais e continuidade do trabalho
por Anselmo Lima
Neste momento, já abordei a questão da formação continuada e da saúde do professor nas escolas, já apresentei uma fundamentação teórico-metodológica relativa a essa questão e, finalmente, já propus a Clínica da Atividade Docente como proposta prática de enfrentamento e resolução do problema. Os posts referentes a esse trabalho encontram-se todos disponíveis no Blog para leitura e estudos. Em breve, portanto, passarei a publicar aqui novos posts, nos quais discutirei um exemplo bem-sucedido de implementação da Clínica da Atividade Docente no Câmpus Pato Branco da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Aguardem!
Parabéns, Anselmo, pelo desenvolvimento e aprimoramentos de suas pesquisas! Continuo acompanhando e recomendando!
Abraços,
Estênio.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Caríssimo Estenio, muito obrigado! Seu apoio tem sido fundamental! Até breve!
CurtirCurtir
Parabéns, Professor! Acompanhei todos os posts até o momento e continuarei acompanhando, são todos muito proveitosos, a leitura do blog é muito prazerosa. Fica claro como uma Clínica da Atividade Docente pode contribuir para a saúde do professor. Espera-se que possa dar muitos frutos.
CurtirCurtir
Parabéns, professor! Penso que essa sequência de posts que o senhor elaborou (com esses passos/etapas) é bastante pertinente. Assim a teoria não fica apenas no mundo das ideias, mas é aplicada em contextos reais.
CurtirCurtir
Obrigada professor, por compartilhar seu conhecimento acerca da clínica da atividade docente conosco, certamente seus textos são muito pertinentes para aqueles que desejam colocar sua saúde física e psicológica em primeiro lugar. Sabemos que esse processo não é fácil e como comentado em sala, muitas vezes parece utópico, mas nós precisamos de utopia até certo ponto, para que então possamos correr atrás das evoluções e melhorias, afinal a utopia nos leva além.
CurtirCurtir
Exatamente, Camila! Precisamos dessa esperança para que não nos acomodemos com as coisas que não concordamos.
CurtirCurtir
Parabéns, professor! Tenha certeza que você, como profissional docente, faz a diferença. Muito interessante ver no decorrer dos posts como a teoria está relacionada à prática, isso clarifica muitas coisas para mim, que estou apenas iniciando minha carreia docente.
CurtirCurtir
Sinto o mesmo que você, Barbara. As próximas postagens do blog que nos trazem um exemplo de uma prática da Clínica clareiam ainda mais a teoria e as discussões que tivemos ao longo da disciplina de Clínica da Atividade Docente.
CurtirCurtir
Eu também tive a mesma sensação. Desde o momento em que começamos a disciplina e ao ler os posts, até o presente momento sinto uma evolução grande no meu aprendizado em relação a docência. Espero que durante o decorrer dos anos eu consiga trabalhar com a clínica, pois sei o quanto me fará bem.
CurtirCurtir
Acredito que tanto para mim como para meus colegas do curso de letras está sendo incrível fazer a disciplina de Clínica da Atividade Docente. Com certeza ter a oportunidade de fazer essa matéria antes da nossa graduação tem contribuído e ainda vai contribuir muito com a nossa formação enquanto professores e a nossa atuação nas escolas. Parabenizo o professor Anselmo pois iniciativas como essa nos impulsionam a continuar acreditando no poder que temos em contribuir para uma sociedade mais justa.
CurtirCurtir
Concordo, Mayara! A disciplina oferecida pelo professor Anselmo tem sido muito gratificante, pois há o contato direto com o contexto que já vivenciamos, e iremos vivenciar, no processo de ensino. Dessa forma, há uma identificação enorme com as questões abordadas em sala e aqui no blog. Isso é muito proveitoso!
CurtirCurtir
Assim como os colegas acima, parabenizo o professor Anselmo pela preocupação e afinco em relação aos estudos e aplicações dos métodos da Clínica da Atividade Docente. Acredito que o engajamento do professor evidenciado nas aulas e nos posts aqui do blog nos inspira a não nos conformarmos com as problemáticas oriundas de nossa profissão, mas sim a nos mantermos ativos em nossas práticas. Parabéns, professor Anselmo!
CurtirCurtir
Compartilho desta mesma perspectiva, Emanuel. Conforme comentei em nossos debates, acredito que seríamos outros profissionais se o nosso contato com a clínica fosse ainda nos primeiros períodos.
CurtirCurtir
Professor, antes de parabenizá-lo, gostaria de agradecer. Agradecer pelo engajamento profissional e empatia humana claramente transpassada em suas aulas conosco. É possível ver o amor que o senhor possui pela Clínica e que, com toda certeza, reflete em seus alunos. Como profissional deixo o meu muito obrigada e o parabenizo pelo excelente trabalho e profissionalismo.
CurtirCurtir
Parabéns professor com certeza essa proposta irá ajudar muito na saúde dos docentes e agradeço por compartilhar seu conhecimento conosco.
CurtirCurtir