Clínica da Atividade Docente na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR

por Anselmo Lima

universidade-tecnologica-federal-do-parana-utfpr-clinica-da-atividade-docente

Foi quando assumi a Chefia do Departamento de Educação (DEPED) do Câmpus Pato Branco da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, cargo em que permaneci de setembro de 2010 a setembro de 2012, que tive a oportunidade de implementar a proposta da Clínica da Atividade Docente em uma importante e renomada instituição de ensino.

Compartilharei com o público leitor, neste e nos próximos posts, os detalhes dessa experiência prática de implementação de cuidados especiais com a formação continuada e com a saúde de um coletivo de aproximadamente 300 docentes, com os quais trabalhei por dois anos, enquanto estive à frente do Departamento de Educação, e com os quais segui trabalhando por três anos adicionais, de 2013 a 2015, enquanto procurei garantir que o trabalho fosse levado adiante e tivesse o tempo necessário para amadurecer, revelar e confirmar sua eficiência e eficácia.

Obviamente, não trabalhei sozinho nessa iniciativa. Contei com o apoio de uma equipe de profissionais, dos quais vale destacar desde já a parceria constante e competente da Pedagoga Doutoranda Dalvane Althaus e de minhas orientandas do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica), do Mestrado em Letras (PPGL), bem como do Mestrado em Desenvolvimento Regional (PPGDR).

Os posts do Blog foram organizados até o momento em três partes: 1) apresentação do problema da formação continuada e da saúde do professor em instituições de ensino; 2) apresentação de uma fundamentação teórico-metodológica para compreensão e enfrentamento desse problema; e 3) apresentação da Clínica da Atividade Docente, em seu passo a passo de implementação, como proposta definitiva de enfrentamento e superação do problema. Este é, portanto, o post que inaugura a quarta e última parte do blog: 4) apresentação de um exemplo de implementação bem-sucedida da Clínica da Atividade Docente em uma instituição pública de ensino.

Minha próxima publicação começará pelo primeiro passo de trabalho: explicarei como parti da efetiva demanda dos professores sem trapacear com a realidade da educação. Até breve!