Como os professores foram auxiliados na análise e problematização dos videodocumentários?

por Anselmo Lima

clinica da atividade docente videodocumentarios analise problematizaçao

O objetivo foi ajudar os docentes a formular providências didático-pedagógicas a serem tomadas por eles mesmos e/ou pelos gestores educacionais. Seguindo de perto os procedimentos que recomendei em um post anterior, assim que a reunião pedagógica começou, expliquei aos colegas professores que nossa meta era que eles mesmos, trabalhando em conjunto, fizessem a análise e tirassem conclusões sobre os trechos de sala de sala de aula colocados em pauta no primeiro e no segundo videodocumentário.

Enfatizei que o centro dos diálogos não eram necessariamente conteúdos específicos das disciplinas ministradas nas aulas, mas as próprias práticas pedagógicas, devendo estas sim ser discutidas. O objetivo foi esclarecer para os docentes que, apesar de estarem – como é frequentemente o caso – separados e isolados uns dos outros por diferentes disciplinas e conteúdos, existem elementos que podem, devem e precisam produzir entre eles uma maior união e agregação: todos são professores e a maior parte das dificuldades e obstáculos que enfrentam em sala de aula são partilhadas por todos ao ministrarem qualquer disciplina e/ou conteúdo.

Tendo sido essa a abordagem em nossa reunião pedagógica, ao serem apresentados os videodocumentários, os professores inevitavelmente se reconheceram nas dificuldades e obstáculos enfrentados uns pelos outros e perceberam que – como verdadeiros especialistas que são naquilo que fazem – muito puderam dizer, compartilhar e discutir sobre elas. Assim, ao se conduzir a reunião sempre respeitando os professores como aqueles que realmente sabem do que estão falando, foi possível auxiliá-los na identificação e na descrição detalhada do problema ou dificuldade de sala de aula, comum para todos: quem poderia suspeitar que tantos impactos negativos para a qualidade do trabalho de ensino-aprendizagem e para a saúde dos professores poderiam ter origem no tipo inadequado de mesa colocada à disposição na sala de aula?

Em meu próximo post, falarei sobre como se deu o registro em ata de uma síntese da análise e da problematização dos videodocumentários na reunião pedagógica. Aguarde!