Como se deu o registro em ata da análise e problematização dos videodocumentários
por Anselmo Lima
Como era previsto, o primeiro e o segundo videodocumentário funcionou realmente, em si e por si, como uma espécie de ata dos trabalhos até então realizados com a dupla de professores. Esses videodocumentários se constituíram, além disso e ao mesmo tempo, inclusive como um tipo de pauta da reunião pedagógica que seria realizada, pois – como se pôde constatar – permitiram a objetivação inequívoca de pelo menos um problema ou dificuldade geral de sala de aula a ser abordado coletivamente pelos professores.
A primeira parte da ata escrita da reunião pedagógica trouxe, portanto, em seu primeiro parágrafo, um resumo compacto dos videodocumentários e especificou de modo breve aquilo que ocorria nos trechos de aula e também aquilo que a dupla de professores falou a respeito deles nas sessões de autoconfrontação simples e cruzada. Por exemplo, como disse o professor “A”: “a mesa onde fica o computador do professor é baixa”!
Como os professores do coletivo retomaram e discutiram os trechos de aula e a palavra da dupla de professores a respeito deles, foram breve e claramente registrados na segunda parte da ata os posicionamentos que se manifestaram, com especial atenção para o que se sugeria fazer para resolução do problema. Ficou definido que caberia ao Departamento de Educação, sob minha responsabilidade naquele momento, tomar as providências necessárias em parceria com os professores. Que providências seriam essas? Obviamente as de uma mesa adequada para uso nos laboratórios de informática!
Em meu próximo post, falarei sobre como os resultados da prática da Clínica da Atividade Docente na UTFPR foram levados ao conhecimento dos Gestores Educacionais de posição mais elevada na estrutura hierárquica. Até breve!
As atas são registros institucionais importantes, pois a partir delas fica registrado formalmente as reclamações e os anseios do corpo docente. No entanto, fico penso que, muitas vezes, quando o discurso é relatado pode ocorrer um silenciamento de determinados aspectos. Quais seriam então estratégias para que isso não venha a acontecer?
CurtirCurtir
Acredito que para o começo da clínica, na época da aplicação, um problema para se registrar em ata era suficiente, mas acho que se parasse para procurar, com certeza muitos outros teriam sido registrados.
No entanto, é bom saber que ao menos um problema foi registrado e não ficou apenas no papel, a solução foi efetiva também.
CurtirCurtir
Concordo, Camila. Certamente teriam outros problemas a serem registrados. Também é interessante observar a atitude de ir em busca da solução, pois isso fortalece a proposta da clínica.
CurtirCurtir
Gostei bastante da estrutura e conteúdo da ata. Acredito que essa vem para contribuir com a proposta. Melhor ainda é perceber uma ideia, de fato, “saindo do papel” e indo para a tomada de atitudes de modo a alcançar a solução para o empecilho.
CurtirCurtir
Sim, Barabara! Visualizar o projeto saindo do papel dá ainda mais credibilidade à clínica. É nesse momento que os professores conseguem visualizar melhorias materiais para seus problemas.
CurtirCurtir
Exatamente, conseguimos visualizar com mais nitidez os problemas, e realmente a melhor parte é ver o progresso, não só achar os erros mais sim consertá-los .
CurtirCurtir
Muito legal! Aqui o auxílio da clínica já está atingindo seu ápice. As atas são recursos importantes, principalmente quando objetos materiais se fazem necessários para o melhoramento de um serviço e de uma condição de trabalho.
CurtirCurtir
Acho muito importante que esse registro seja feito, assim fica lavrado na história da instituição o progresso do crescimento e desenvolvimento da clínica.
CurtirCurtir
Isso mesmo, Rebecca! Acredito ser muito interessante rever as primeiras atas desenvolvidas e fazer um parâmetro da evolução processual.
CurtirCurtir
Ata consegue resgatar um histórico das ações necessárias para a mudança da instituição. Logo, é um modo de garantir que todos os envolvidos estão a par da presente situação e que ações foram estabelecidas para aprimorar os processos.
CurtirCurtir