Como se deu a exposição de resultados práticos da Clínica da Atividade Docente aos Gestores Educacionais?

por Anselmo Lima

resultados clinica da atividade docente

A instância hierarquicamente superior à qual o Departamento de Educação (DEPED) estava (e está) vinculado na UTFPR era (e é) a Diretoria de Graduação e Educação Profissional (DIRGRAD). Nesse caso, os resultados práticos em questão foram levados ao conhecimento do próprio Diretor de Graduação, a quem o primeiro e o segundo videodocumentário foi apresentado, juntamente com a ata da reunião pedagógica.

A ideia foi solicitar alguma verba para desenvolvimento e teste de um protótipo de mesa regulável para apoio do computador, permitindo aos docentes não só digitar confortavelmente em pé enquanto dão suas aulas e interagem com os alunos, mas também deslocar-se pela sala de aula, levando consigo a mesa e o computador, conforme a necessidade. O desafio foi também tentar garantir o eventual deslocamento seguro da mesa pela sala, ao mesmo tempo em que se buscava resolver o problema dos cabos do computador, que poderiam restringir a necessária mobilidade.

De um lado, a clareza com que o problema central e a dificuldade dos professores são apresentados no primeiro e no segundo videodocumentário, assim como no documento escrito (ata), e, de outro, a sensibilidade e engajamento do Diretor de Graduação no apoio ao trabalho docente foram fundamentais para obtenção de uma pequena verba que permitiu o alcance de nosso objetivo.